Aprenda neste artigo estas 7 dicas:
- Avalie os sistemas que sua empresa utiliza
- Treinamentos e cursos não são custo
- Escolha os servidores corretos
- Automatize processos operacionais
- Alguns serviços podem ser terceirizados
- Utilize a nuvem
- Planejamento e organização
Você já pensou em como reduzir custos na área de TI sem prejudicar o trabalho da equipe?
E aumentar a produtividade gerando melhores resultados para sua empresa?
Cortar custos nem sempre é uma tarefa fácil, e se não for feito da maneira correta pode prejudicar rendimento e necessidades, principalmente quando falamos de empresas.
Com o país em crise a expressão que não sai de nossas cabeças é “redução de custos” mas junto dela vem uma série de outras preocupações. Quando uma empresa passa por alguns problemas ou precisa reduzir custos é comum que ela veja alguns setores com pouca importância, e não percebem sua real necessidade na produtividade geral de uma empresa.
Muitas vezes as primeiras coisas que passam por nossas cabeças são redução de equipe, redução de setores, exclusão de setores que parecem supérfluos. Isso acontece muito com as áreas de Marketing e TI, por exemplo, porém são setores de extrema importância para manter a engrenagem funcionando e é preciso muito cuidado no momento de reduzir custos.
Outro momento que precisa de cuidados é quando a empresa esquece que tempo, qualidade de trabalho e produtividade também interferem diretamente no custo geral da empresa.
Vamos falar um pouco mais sobre isso e listar em 7 tópicos dicas de como reduzir custos e manter uma alta produtividade na área de TI.
1. AVALIE OS SISTEMAS QUE SUA EMPRESA UTILIZA
Um trabalho de qualidade na área de TI – no cenário de hoje mais do que nunca – precisa do suporte de bons sistemas. Quando você utiliza um sistema obsoleto ou complicado para determinada função sua equipe de TI, ou de outras áreas da empresa, perdem tempo e produtividade de trabalho.
No caso de um sistema usado somente pelo TI isso seu trabalho, no caso de ser um sistema utilizado em diferentes áreas da empresa, dificultará o trabalho geral e sobrecarregará os funcionários de TI com manutenções.
Avalie o nível de rendimentos dos sistemas utilizados e elimine os que tiverem resultados ruins, ou faça uma pesquisa para descobrir quais poderiam ser substituídos por outros com melhor desempenho.
2. TREINAMENTOS E CURSOS NÃO SÃO CUSTO
Ter uma equipe qualificada é muito importante para a excelência no trabalho da sua empresa.
Investir em treinamentos e cursos para sua equipe não é um custo, mas sim, um investimento. Além de melhorar sua equipe e rendimento da sua empresa no geral, investir em conhecimento e treinamentos de funcionário gera uma economia com problemas relacionados a falta de capacitação de pessoas, mau uso de máquinas, mau atendimento e relacionamento entre equipes, problemas de produtividade e prazo, necessidade de troca constante de equipe, entre outros problemas que poderiam ser resolvidos com uma qualificação extra.
Estar com uma equipe bem treinada e atualizada no mercado é uma ótima forma de reduzir custo causados por problemas no trabalho da área de TI e também em outros setores da sua empresa.
3. ESCOLHA OS SERVIDORES CORRETOS
Muitas empresas acabam escolhendo servidores mais baratos e obsoletos, ou com baixo desempenho, o que acaba atrapalhando o rendimento de trabalho ou gerando a necessidade de contratar uma quantidade maior de servidores.
É preciso fazer um estudo e pesquisar qual o melhor servidor para a necessidade da sua empresa, na maioria das vezes ter vários servidores mais baratos e fracos não compensa m. Investir em um projeto de um servidor sob medida para seu negócio é uma ótima solução.
4. AUTOMATIZE PROCESSOS OPERACIONAIS
Na área de TI existem diversas tarefas com grau de repetição muito alto, o que acaba tomando tempo. A automação de processos aumenta a eficácia e reduz erros, além de facilitar a auditoria e percepção de erros e acertos, facilitando a melhoria nas operações.
Pesquisas do Google mostram que 89% dos profissionais acreditam que a automatização de processos é importante, porém somente 10% deles realmente utiliza recursos.
Pesquise sobre quais processos poderiam ser automatizados na área de TI da sua empresa, e qual seria a melhor plataforma para fazer isso. A economia de tempo aumentará a produtividade em outras áreas liberando mais tempo para produção de outras tarefas e a redução de custo tende a ser satisfatória.
5. ALGUNS SERVIÇOS PODEM SER TERCEIRIZADOS
Quando se trata de algumas áreas dentro da empresa, nem tudo precisa ser concentrado e feito pela sua equipe interna, muitos serviços podem ser terceirizados liberando tempo para sua equipe se concentrar em outros pontos e reduzindo custos.
Existem novos métodos impulsionados por tecnologias que proporcionam melhor custo benefícios para algumas operações em TI, parte dessas tecnologias podem ser adquiridas ou terceirizadas por consultorias especializadas.
Um bom exemplo de terceirização que poupa tempo da sua equipe de TI e gera economia é o aluguel de equipamentos de impressão.
6. UTILIZE A NUVEM
A nuvem é uma tecnologia 100% segura que facilita o arquivamento e compartilhamento de documentos e arquivos em geral, essa solução ajuda na produtividade de trabalho da sua equipe onde ela estiver, e também gera economia nas despesas diminuindo a necessidade de equipamentos caros e manutenções constantes.
Com as permissões da nuvem sua empresa não precisa ter a mesma preocupação e custo com data center e sua equipe consegue trabalhar de qualquer localidade.
7. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
O planejamento e organização de tarefas é de extrema importância para qualquer área dentro da sua empresa. Mas como estamos falando de TI é preciso lembrar que muitas vezes problemas com computadores, máquinas, e sistemas em diferentes locais da sua empresa surgem a todo tempo, desordenando e gerando mais serviços para o time TI que muitas vezes trabalha m como ‘’salva vidas’’.
Com isso algumas pessoas e empresas pensam que o planejamento acaba não dando certo para o profissional de TI, porém esse é um grande erro.
Quanto mais problemas possam surgir durante a jornada, mais o planejamento se torna importante. Assim mesmo com contratempos sua equipe tem um método e ordem para entregar suas tarefas no prazo.
A organização das tarefas e principalmente a divisão de serviços de emergência pela equipe de TI pode ajudar para que ninguém fique sobrecarregado ou impossibilitando de cumprir sua agenda do dia por conta de problemas momentâneos.
Incentive sempre a organização e divisão de tarefas da melhor maneira dentro de sua empresa.
CONCLUSÃO:
Como em todas as áreas dentro de uma empresa existem particularidades que podem ajudar na produtividade e economia dentro de cada uma delas.
Nesse artigo falamos um pouco sobre como melhorar a produtividade de equipe e reduzir custos especificamente na área de TI.
Uma boa análise de custos, servidores, equipamentos e sistemas podem ser um excelente começo para economizar.
Um bom planejamento, investimento em melhorias e aprendizado podem aumentar em até 100% a produtividade de sua equipe; produtividade gera um trabalho melhor, prazos cumpridos, satisfação e menos tempo ocioso resultando consequentemente em economia.
Para mais dicas obre produtividade, esteja por dentro dos nossos artigos.