Comparativo entre impressoras Ricoh M320 e HP M428

Comparativo entre impressoras RICOH M320 e HP M428: qual a melhor escolha?

Por Update TI

Um comparativo entre impressoras Ricoh M320 e HP M428 proposto aqui é uma excelente maneira de ajudar os clientes a escolherem a melhor opção para suas necessidades de impressão. Ambos os modelos são populares em segmentos de impressoras multifuncionais voltadas para ambientes de escritório, com recursos semelhantes, mas algumas diferenças importantes. Nesse blog eu vou te ajudar a explorar o que cada uma oferece em termos de especificações, desempenho, facilidade de uso e custo-benefício.

Visão Geral dos Modelos

Ricoh M320F:

A Multifuncional Ricoh é conhecida por suas soluções robustas para empresas, com foco em produtividade e durabilidade, o modelo M320 é uma impressora multifuncional que oferece impressão, cópia, digitalização. Ela é ideal para pequenos e médios escritórios que concentram-se em um fluxo constante de documentos, mantendo eficiência e qualidade de impressão.


HP M428:

A HP, por outro lado, é um nome bem consolidado no mercado de impressoras, com uma vasta linha de produtos que atendem a diversas necessidades empresariais. A HP M428 pertence à série LaserJet Pro e também oferece funções de impressão, cópia e digitalização, com o diferencial do forte suporte a recursos de segurança e integração com a nuvem, facilitando a impressão em empresas que prezam pela segurança de dados.

Desempenho de Impressão

No quesito desempenho, ambas as impressoras são ótimas para trabalhos de médio volume e com impressão monocromática.

Velocidade de impressão: A Ricoh M320 tem uma velocidade de impressão de até 32 páginas por minuto (ppm) , enquanto a HP M428 é um pouco mais rápida, com 38 ppm . Isso faz da HP uma boa opção para empresas com volumes mais altos de impressão diários.

Ciclo de Trabalho Mensal: Ambos são projetados para volumes relativamente altos. A Ricoh M320 possui um ciclo de trabalho recomendado de até 6.000 páginas mensais, enquanto a HP M428 suporta até 4.000 páginas. Isso significa que a Ricoh pode ser mais adequada para empresas com necessidades mensais mais altas de impressão, mas como falei no início do blog são impressoras dedicadas e médio volume de trabalho.

Qualidade de Impressão: A resolução de impressão da Ricoh M320 é de 1200 x 1200 dpi , enquanto a HP M428 tem uma resolução máxima de 1200 x 1200 dpi também. Em termos práticos, ambas oferecem excelente qualidade para documentos, com texto nítido e gráficos claros, sendo equivalentes neste ponto.

Recursos de Digitalização e Cópia

Na digitalização, ambas as impressoras também se destacam:

Digitalização: A Ricoh M320 oferece um alimentador automático de documentos (ADF) com capacidade para até 50 folhas e digitalização colorida. A HP M428 também possui ADF com suporte a até 50 folhas e digitalização colorida. Ambos os modelos suportam digitalização duplex, o que é ideal para digitalizar documentos frente e verso de forma automatizada, porém uma vantagem que vejo na HP M428 é a digitalização pelo ADF em uma única passada, ao passo que a Ricoh precisa passar duas vezes o mesmo documento automaticamente para fazer esta função Duplex.

Cópia: A função de cópia nas duas impressoras permite configurações como redimensionamento e qualidade de cópia, sendo ideal para escritórios que precisam realizar cópias frequentes de documentos. No entanto, a velocidade de cópia da HP é aumentada devido ao seu processamento mais rápido.

Conectividade e Integração com a Nuvem

A conectividade é um diferencial da HP M428 em comparação com a Ricoh M320, no meu ver uma grande vantagem em relação a Ricoh devido a possuir Wi-Fi nativo.

HP M428: Este modelo suporta impressão diretamente pela nuvem e possui compatibilidade com Apple AirPrint, Google Cloud Print e HP ePrint, o que facilita a impressão diretamente de dispositivos móveis. Além disso, conta com suporte a Wi-Fi, Wi-Fi Direct e rede Ethernet, oferecendo oportunidades para conexões.

Ricoh M320: O M320 oferece conectividade por rede Ethernet e USB, mas pode ser necessário adquirir módulos adicionais para opções de impressão pela nuvem ou Wi-Fi. Se a impressão via dispositivos móveis é uma prioridade, o HP M428 acaba sendo mais atraente.

Recursos de Segurança

A segurança é um ponto onde o HP M428 se destaca significativamente. Com uma preocupação crescente com segurança de dados, a HP desenvolveu sua linha LaserJet Pro com recursos robustos de segurança empresarial, incluindo:

Autenticação de usuário: O HP M428 permite configurar a autenticação do usuário, limitando o acesso e garantindo que apenas usuários autorizados possam realizar a recuperação.

Configurações de Privacidade e Proteção de Dados: Com opções como proteção de firmware e detecção de ameaças, o M428 permite que empresas garantam maior segurança ao tráfego de dados, especialmente em ambientes com informações confidenciais.

A Ricoh M320 também possui recursos de segurança, mas voltados mais para proteção de rede básica, sem a mesma profundidade em segurança empresarial integrada.

Custo-benefício e Manutenção

Os custos com manutenção e suprimentos são fatores cruciais para escolher entre essas duas impressoras.

Ricoh M320: A Ricoh é reconhecida pela durabilidade de seus equipamentos, e o M320 possui componentes que garantem menor necessidade de manutenção frequente.

O toner também é facilmente encontrado, porém o toner da Ricoh possui capacidade de 7.000 impressões a 5% de cobertura, com versões de toner fabricados pela Ricoh e os Chineses importados no mercado, uma vantagem que vejo para quem vai usar toner importado é que ele consegue fazer a leitura do chip normalmente sem precisar fazer adaptações no equipamento, é plug and play.

HP M428: A HP por outro lado tem um toner com uma capacidade um pouco maior de 10.000 impressões a 5% de cobertura, porém quando falo no quesito toner compatível (importados) vejo que esta é a grande desvantagem da HP em relação a Ricoh, por ter seu chip criptografado os modelos de toner importados (compatíveis) não possuem chip ou no caso de possuir são muito caros, para usar um toner sem chip precisa fazer uma modificação no equipamento por um técnico especializado, lembrando que estas modificações invalidam a garantia de fábrica.

Considerações Finais sobre o comparativo entre impressoras RICOH M320 e HP M428

Na maioria dos quesitos a HP M428 se sobrepõe à Ricoh M320; vimos que Wi-Fi, toner maior, velocidade maior de impressão e quesito segurança dão os destaques da HP M428, porém quem vai usar o Toner importado (Compatível) usar uma HP pode ser desafiador, nesse caso a Ricoh tem esta praticidade.

Sugiro avaliar bem as necessidades antes de definir a melhor escolha, e nós da UpdateTI estamos a disposição para sanar estas dúvidas e outras mais. Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *